Pessoas que tem direito e ainda não acessaram ao cadastro do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 do governo federal, serão o foco de uma ação solidária que acontece neste sábado (30), no pátio da Paróquia da Igreja do Navio, das 14 às 17 horas. A iniciativa é do grupo de jovens Fraternidade Franciscana da Juventude, que prevê atender mais de 200 beneficiários que não à margem do programa emergencial.

Este será o segundo Mutirão Solidária do grupo, sendo que no primeiro, realizado dia 16 de maio orientaram mais de 200 pessoas. Além de novos cadastros, a orientação se estende a consulta de situação do benefício e saque por meio do aplicativo Caixa Tem.

Dois motivos levaram os jovens a repetir esta ação solidária. O primeiro foi a pedido da própria comunidade, em especial de pessoas residentes no interior que programaram para vir fazer o cadastro ou pedir orientações aos voluntários. E o segundo, pelo fato do governo ter ampliado a lista de beneficiários do auxílio abrangendo por exemplo, mães menores de 18 anos.

Obedecendo todo os cuidados preventivos da Covid-19, o grupo fará até demarcação no chão com distanciamento mínimo de dois metros, além de álcool 70% para higienização das mãos e orientação para uso de máscara no local. E recomenda para a comunidade que compareçam ao local somente as pessoas com direito ao benefício.

O coordenador do grupo Luan Lopes Turcati, reforça que a ação é independente da Caixa Econômica e que não tem vínculos com o Dataprev, órgão que analisa os dados dos solicitantes. “Esta ação faz parte do conjunto de obras sociais do grupo e pede a compreensão das pessoas, evitando aglomerações e resguardando a saúde de todos”, recomenda Luan Turcati

 

Documentação e informações:

 

- O cidadão deverá levar documentos pessoais que informem o nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Todos os dados devem estar de acordo com a base da Receita Federal;

- O solicitante precisa ser maior de 18 anos - com exceção de mães que podem ser menores - e precisará informar no cadastro os seus dados econômico-financeiros e dados dos membros do grupo familiar, incluindo crianças;

- Somente duas pessoas por família tem direito ao benefício

- Na hora do cadastro será solicitado um número de telefone. O aplicativo encaminha um código para esse dispositivo informado, garantindo segurança e efetivação do cadastro;

- Informar conta para recebimento do auxílio, cujo titular seja o próprio solicitante. Caso não possua, a Caixa Econômica abrirá uma conta digital sem custo para esse recebimento.

 

Varal solidário será acrescentado na ação de sábado

 

O grupo de jovens Fraternidade Franciscana da Juventude programou, também para este sábado, em paralelo ao Mutirão Solidário do Auxílio Emergencial um Varal Solidário, com arrecadação e doação de roupas aos necessitados.

Uma das coordenadoras do grupo e responsável pela campanha Letícia Soares, explica que a ação é uma via de mão dupla. “As pessoas necessitadas podem vir buscar agasalhos e quem deseja doar pode trazer durante a tarde de sábado, também na igreja”, disse.

O varal estará disponível durante toda a tarde e visa atender a comunidade local. Para Letícia, a ação vem em boa hora, já que o frio chegou antecipado e as temperaturas devem ser baixas nos próximos dias.