O motivo da prorrogação foi a baixa procura dos grupos que incluem as crianças, gestantes e professores, que ainda não cumpriram as metas de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi prorrogada mais uma vez pelo Ministério da Saúde e vai até o dia 30 de junho. Serão vacinados neste período os grupos prioritários e de risco, que ainda não procuraram a imunização. O motivo da prorrogação no Município foi a baixa procura dos grupos que incluem as crianças, gestantes e professores, que ainda não cumpriram as metas de vacinação.

Em Lages, somente os idosos superaram a meta, que era de 17.900 doses da vacina aplicadas, e chegou a serem imunizadas 20 mil pessoas acima de 60 anos. Também já foram vacinados 4.600 profissionais da saúde, chegando muito próximo da meta que é de cinco mil doses. Nos demais grupos a procura ainda é muito baixa, principalmente das crianças. Foram vacinadas apenas três mil, sendo que a meta é chegar a 12 mil crianças de seis meses a menor de seis anos, ou seja, ainda faltam se vacinar cerca de nove mil nessa faixa etária.

A vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B, que são os principais vírus que estão circulando neste inverno. Qualquer dúvida pode ligar nos números da Vigilância: 3251-7626, 3251-7627 ou 3251-7630. “Tem muita gente que não é dos grupos prioritários nos procurando para ver se sobrou alguma vacina. Então queremos encerrar a campanha logo para abrir para as pessoas que querem fazer”, finaliza.

Texto: Aline Tives

Foto: Arquivo