A Secretaria de Saúde de Urupema confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade nesta quinta-feira (13). Com isso, todas as 295 cidades de Santa Catarina têm ao menos um caso do novo coronavírus confirmado.

Eram 293 municípios com casos confirmados há semanas, mas na última atualização epidemiológica, na quarta-feira (12), o Governo de Santa Catarina incluiu Barra Bonita, após 15 dias de uma confirmação.

Agora, houve a inclusão de Urupema na lista, com um paciente masculino, de 39 anos, que passa bem, teve alguns sintomas, mas segue sendo monitorado diariamente pela prefeitura.

Ele realizou o teste de Swab, ou cotonete, na segunda-feira (10) e positivou nesta quinta (13). O paciente permanece em isolamento domiciliar com outro familiar que mora na mesma casa.

A cidade não tem hospitais com oferta de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dependendo geralmente dos leitos de Lages, também na Serra catarinense. Lá, existem 24 leitos disponíveis, de um total de 78.

Nas cidades vizinhas, como Painel, Rio Rufino, Urubici e outras, o número de casos confirmados é inferior a 10.

A Prefeitura de Urupema decretou fechamento de pontos turísticos no mesmo dia que o paciente realizou o teste. Atualmente, a região da Serra catarinense está no nível gravíssimo pelo mapeamento estadual.

Por Notiserra SC