Ao todo já são 18 títulos conquistados ao longo da história do concurso, o que reforça a relevância dos projetos realizados pela empresa

Santa Catarina, 31 de agosto de 2020 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi uma das grandes vencedoras do 27° Prêmio Expressão de Ecologia. A empresa, que conquistou três títulos nesta edição, com dois cases de Santa Catarina e um do Paraná, se consolida como uma das maiores ganhadoras do concurso.

Na categoria "Conservação de Recursos Minerais", a companhia foi premiada com o case sobre a inauguração do CINAT ‘Centro de Interpretações da Natureza RPPN - Estadual Complexo Serra da Farofa’, local criado para oferecer infraestrutura aos trabalhos de pesquisa e preservação realizadas na RPPN, que possui mais de 590 espécies da flora e 198 da fauna identificadas oficialmente, diversas ameaçadas de extinção. Essa unidade de conservação está inserida nos municípios de Urupema, Rio Rufino, Urubici, Painel, Bocaina do Sul. O ‘Programa de Certificação de Manejo Florestal em Fornecedores de Madeira’ foi o vencedor na categoria "Manejo Florestal Sustentável - Setor Privado". A iniciativa visa agregar valor às florestas, estimulando o encadeamento produtivo do setor madeireiro na região com o desenvolvimento sustentável das florestas plantadas aliado à conservação das áreas nativas, tornando-as aptas a buscar a certificação FSC, onde mais de 23 mil hectares de florestas foram certificadas em SC nos últimos 3 anos. Por último, na categoria "Resíduos Sólidos - Setor Papel e Celulose", a Klabin conquistou o título com o ‘Programa de Resíduos Sólidos", realizado no Paraná. O principal objetivo do Programa é apoiar a gestão dos resíduos sólidos em seis municípios da região dos Campos Gerais, por meio do fornecimento de estruturas necessárias para as associações e cooperativas de reciclagem e de ações de educação ambiental.

"Os projetos realizados pela Klabin são pautados pela Política de Sustentabilidade da Companhia e visam contribuir diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ter as nossas iniciativas reconhecidas por um dos mais tradicionais prêmios de ecologia nos motiva a seguir expandindo-as cada vez mais", afirma Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro - Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentiva que outras sigam o mesmo caminho. O reconhecimento já registrou mais de 2.900 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Este prêmio é considerado o de maior longevidade no Brasil.


Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual - RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para "Programa Crescer Lendo", "Programa Crescer", "Protetores Ambientais" e "Programa Matas Legais".
A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.