Chico Mendes, um Legado de Luta. Nessa transmissão participam Rafa Calil, diretor do documentário Povo da Floresta e a ambientalista Ângela Mendes, com a mediação de Cristóvam Muniz, biólogo, mestre em Zoologia e coordenador da curadoria e diretor assistente do FICASC. Ângela lê ao vivo uma carta deixada por seu pai, o líder sindical Chico Mendes, para as futuras gerações.

A transmissão da live acontece exatamente no dia citado na \"Carta aos jovens do futuro\", na qual Chico Mendes incentiva as futuras gerações a terem uma consciência ambiental e a lutar por um mundo mais justo. No filme Povo da Floresta, que faz sua estreia durante a programação do FICASC , essa carta é mencionada. O documentário, uma coprodução de Duo2 e Globo Filmes, conta a história do legado de Chico Mendes na criação de Seringal Cachoeira, reserva extrativista que hoje abriga 28 famílias.

 

A reserva Seringal Cachoeira está inserida dentro da Reserva Extrativista Chico.

 

Mendes ( Resex ). Esta abrange uma área de 970 mil hectares no estado do Acre, abrigando 10 mil pessoas que vivem da coleta de produtos nativos da reserva.

 

Fundada em 1990, a Resex é resultado da pressão popular para garantir a subsistência e sobrevivência dos extrativistas. Sua importância ganhou evidência após o assassinato de Chico Mendes. O ambientalista foi morto a tiros por ruralistas que perderam a posse da área onde hoje é a reserva extrativista Seringal Cachoeira.

 

Chico Mendes, um Legado de Luta é a quarta live da programação, todas transmitidas pelo Instagram , YouTube e Facebook do FICASC. Estão programadas um total de dez transmissões, com convidados como o cineasta Silvio Tendler, a atriz e diretora de Amazônia, o despertar da Florestania , Christiane Torloni e Mário Montavani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica.

 Serviço

 O quê: transmissão da live Chico Mendes, um Legado de Luta

Quando: dia 6 de setembro, a partir das 19h

Onde: através do Instagram , YouTube e Facebook do FICASC

Giuliano Marcus Bianco

Assessor de imprensa do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra

Catarinense - FICASC

(48) 98453-3339