Estudantes do Ensino Médio de SC devem ser os primeiros a retornar às escolas

Em seguida deve ser chamado quem está no ensino fundamental e, por fim, a educação infantil.

Nesta quarta-feira (9), o governo do Estado apresenta o plano para a retomada das atividades presenciais à comunidade escolar. Os primeiros estudantes a retornarem deve ser os que estão nos últimos anos da educação básica, como o Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante.

Em seguida, a retomada será para quem cursa os anos finais do Fundamental indo até os anos iniciais. Por último, está previsto o retorno da educação infantil.

Em princípio, os estudantes devem voltar às salas de aula no dia 13 de outubro, uma vez que a atual suspensão segue até o dia 12 de outubro.

A apresentação está programada para 9h e será transmitida online no canal do YouTube da Defesa Civil Estadual. O público-alvo são os secretários municipais de educação, diretores e coordenadores escolares da rede estadual, membros da rede privada e professores.

Com isso, será iniciada a etapa de formações e treinamentos dos profissionais da educação, o que irá facilitar a criação dos planos de ação e protocolos específicos de cada rede de ensino e escola.

O lançamento da operação de retorno das aulas será liderado pelo diretor da Defesa Civil Estadual, coronel João Batista Cordeiro Júnior e pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, também estará presente.

O PlanCon (Plano Estadual de Contingência para a Educação), que será apresentado, foi elaborado por um comitê composto por 15 entidades e detalha os protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais.

Uggioni afirmou que o plano de retomada segue pesquisas elaboradas nas escolas e foi estudado por especialistas, com base em documentos e informações de outros países.

Prefeituras devem criar grupos para gerenciar volta às aulas

O TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) encaminhou ofício aos prefeitos de todos os 295 municípios, para que todos criem comitês municipais e comissões escolares para gerenciar o retorno às atividades e o cenário da Covid-19.

A orientação está em sintonia com as diretrizes estabelecidas para o retorno de alunos e professores às salas de aula, apresentadas no dia 28 de julho pelo Comitê Estratégico.

Entre as as regras estão o retorno gradual, o uso de máscaras por professores e estudantes e a medição da temperatura na entrada da escola.

G1 SC