Reinaldo foi o primeiro nome que o Inter de Lages apresentou para o Catarinense de 2015. Cinco anos se passaram, o ex-atacante virou treinador, mas sua confiança – e seu respeito pelo clube – segue a mesma

 

No dia 10 de dezembro de 2014, o então atacante Reinaldo foi o primeiro nome anunciado pelo Internacional de Lages para a disputa da Série A do Campeonato Catarinense de 2015. Fora da elite por mais de uma década, o clube nunca tinha sido visto por muitos torcedores que acompanharam a caminhada que levou aos títulos da divisão de acesso (atual Série C), em 2013, e da Série B, em 2014. Assim, a campanha podia ser uma incógnita naquele momento. Mas não havia o que abalasse a confiança do novo homem-gol colorado.

 

“Esse time vai fazer um belo campeonato”, disse o atacante ao ser anunciado em um evento no Serrano Tênis Clube. O elenco ainda estava em formação. Meses depois, a declaração de Reinaldo acabou tendo ar profético: o Inter encerrou o estadual de 2015 na quarta colocação, uma das cinco melhores campanhas de sua história na primeira divisão. A equipe chegou a brigar por uma vaga na final.

 

Reinaldo está de volta ao Inter, agora para ser o treinador. Anunciado no fim do último mês de junho, ele trouxe trambém a confiança que, em 2015, ajudou a construir uma campanha inesquecível. A partir de outubro, o clube disputará novamente a Série B do Catarinense para tentar retomar seu lugar na elite. Três vagas estarão em disputa.

 

Como será a motivação de um profissional com passagens por clubes como Flamengo, São Paulo, Botafogo, Santos e Paris Saint-Germain, e que no próprio Inter disputou a Série A, uma competição que está um degrau acima da atual? Em suas primeiras declarações, Reinaldo mostrou motivação que parece até maior que a de dezembro de 2014. No vídeo em que anunciou seu regresso, o agora técnico do Inter disse que voltava “com imenso prazer, com muita alegria” e que estava “muito ansioso para retornar logo a Lages”. Reinaldo sabe muito bem o peso que tem a camisa colorada.

 

Aos 41 anos, Reinaldo da Cruz Oliveira Nascimento fará em 2020 sua estreia na carreira de treinador. Ele anunciou sua aposentadoria dos gramados em julho de 2019, quando estava no Brasiliense (DF). Meses depois, em setembro, fez o curso da CBF Academy, que o habilita a exercer sua nova função.

 

Inter de Lages e Reinaldo mantiveram boas relações desde que ele passou pelo clube. Ao longo desses anos, o ex-atacante sempre manifestou que, quando encerrasse a carreira de atleta, gostaria de se tornar treinador. Assim, dá para dizer que a ideia de ter o ex-centroavante colorado como técnico do clube tem sido construída já faz alguns anos.

 

Agora em 2020, Reinaldo e o presidente do Inter, Cristopher Nunes, passaram a desenhar com mais detalhes como esse trabalho poderia ser desenvolvido. As discussões e decisões sobre a montagem de elenco, por exemplo, já estavam ocorrendo em conjunto havia algumas semanas, antes mesmo de seu nome ser apresentado.

 

Zico, Kaká e Juan: apois de peso

 

O anúncio de Reinaldo como novo treinador do Inter de Lages chegou acompanhado de mensagens de apoio de três gigantes do futebol mundial. Zico, Kaká e Juan, com os quais o comandante colorado trabalhou em diferentes momentos da carreira, enviaram vídeos em que parabenizam o ex-atacante pelo início na nova carreira e o clube pela escolha.

 

"Você tem uma grande experiência dentro de campo, trabalhou com muita gente importante e está se preparando muito fora do campo. Agora é ter tranquilidade para transmitir todo o seu aprendizado, conhecimento e experiência", declarou Zico, maior jogador da história do Flamengo e hoje diretor técnico do Kashima Antlers, do Japão. "Parabéns ao Inter de Lages por te dar essa oportunidade."

 

A segunda mensagem foi enviada por Kaká, que conquistou a Copa do Mundo com a seleção brasileira em 2002 e, cinco anos depois, foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. "Quero te desejar muito sucesso nessa nova etapa da sua vida. Foi um prazer jogar ao seu lado no São Paulo. Que você e o Inter de Lages possam ter ótimos resultados", disse.

 

Colega de Reinaldo no Flamengo desde as categorias de base, o ex-zagueiro Juan também desejou sorte ao treinador e ao Colorado Lageano. "Eu acompanhei de perto sua dedicação, seus estudos, e tenho certeza que você está preparado para corresponder à altura", disse Juan, ídolo de flamenguistas e também dos torcedores da Roma e do Bayer Leverkusen. "Vou estar aqui na torcida, de longe, para você e o Inter de Lages terem sucesso nessa nova caminhada."

 

Campeonato mais curto

 

A Série B do Campeonato Catarinense começará no dia 4 de outubro e será disputada até 22 de novembro. O início da Série B estava previsto para maio, mas o surgimento do novo coronavírus exigiu o adiamento da competição. A Federação Catarinense de Futebol informou que, a depender do cenário da pandemia, e para garantir a saúde de todos os envolvidos com o campeonato, as datas da Série B ainda podem ser alteradas.

 

Após as mudanças, a Série B também terá menos jogos. Em vez de turno e returno, com jogos de ida e volta, como estava previsto originalmente, as dez equipes agora se enfrentarão em turno único. Com isso, a fase de classificação terá nove rodadas, e não mais 18. O Inter de Lages vai estrear fora de casa, contra o Metropolitano. A equipe de Blumenau mandará seus jogos no campeonato no Estádio da Baixada, em Ibirama.

 

 

Texto Patrick Cruz

Foto Fom Conradi