Câmara de Vereadores de Lages aprova moção de homenagem à Udesc por colocação em ranking internacional

 

A Câmara de Vereadores de Lages aprovou, na última terça-feira, 8, a Moção Legislativa nº 281/2020, concedendo congratulações à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que, pelo segundo ano seguido, foi classificada entre as melhores universidades do mundo no ranking da organização Times Higher Education (THE).

A lista de avaliou 1.527 universidades de 93 países. O levantamento da THE é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. 
Acesse o ranking.

A moção de congratulações foi apresentada pelo vereador Amarildo Farias (PDT), com a coautoria dos vereadores Bruno Hartmann (PSL), Ivanildo Pereira (PSL), Jair Junior (Podemos) e Osni Freitas (PDT). 

O documento parabeniza a universidade e a comunidade acadêmica: " parabeniza-se e aplaude-se a Universidade do Estado de Santa Catarina, seu corpo docente e discente pelo brilhante trabalho desempenhado, que culminou na obtenção de destaque em ranking de melhores universidade do mundo".

Para o diretor-geral do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc em Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, o reconhecimento é fruto da dedicação e qualidade de seus servidores e alunos. "Sentimo-nos honrados pela homenagem prestada pela Câmara de Vereadores à universidade. É o reconhecimento público dos serviços relevantes que a nossa instituição tem prestado para a sociedade catarinense".

Classificação

A Udesc foi classificada na faixa de mais de 1.001, mesmo resultado obtido em 2019 (a partir da posição 200, a classificação é feita em grupos). Dentre as 52 universidades brasileiras ranqueadas – 35 federais, 11 estaduais e seis particulares – a Udesc está na 14ª posição, empatada com as demais instituições no mesmo estrato.

Liderada pela britânica Universidade de Oxford pelo quinto ano seguido, a 
nova lista tem 52 universidades brasileiras, seis a mais do que no ano passado. O Brasil subiu é o sexto país com maior número de instituições no ranking, na frente de Itália e Espanha.

Outros rankings

A Udesc também ganhou destaque neste ano em dois outros rankings da THE: no 
Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina, a universidade estadual foi classificada na 92ª colocação. A lista foi divulgada em julho.

Já no 
Golden Age University Rankings, que avalia instituições entre 50 e 75 anos de existência, a Udesc foi classificada no estrato 250-300. Foi a primeira vez que a instituição figurou na lista, divulgada em junho. No mês seguinte, a Udesc recebeu uma moção de aplauso dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) pela conquista.