Cobertura Eleições 2020 – Política Cultural – I

 

Destacamos nos Planos de Governo que estão disponibilizamos no portal das candidaturas as propostas em relação ao setor cultural para o Município de Lages. Conheça as propostas:

Airton Amaral – 51

 

Oferta de saúde de qualidade para todos: Articular políticas da prefeitura na área da educação, saúde, assistência social, cultura e lazer para atendimento especializado aos idosos.

Antonio Ceron – 55

 

Ampliar os Programas Lages Melhor e a Escola de Artes. Desenvolver um calendário permanente de eventos ligados à cultura local (torneio de laço, danças, festivais de música, gastronomia etc.). Manter e ampliar parcerias no setor público e na iniciativa privada, para fomentar o Fundo Municipal da Cultura e realização de eventos.

Carmem Zanotto – 23

 

Criação do Sistema Municipal de Cultura, com elaboração do Plano Municipal de Cultura e do Programa de Incentivo à cultura; Fortalecimento do sistema de informações e indicadores culturais (Mapa Cultural); Criação do Programa Municipal Salvaguarda de Patrimônio Cultural Municipal; Retomada na agenda de eventos culturais, artísticos e tradicionalistas; Acesso gratuito à internet nas praças e espaços culturais de Lages;

Lucas Neves – 17

 

Fortalecer a implantação do sistema municipal da cultura Ampliar o acesso aos bens e serviços culturais Promover os projetos educacionais que despertem talentos nos estudantes.

Professor Cleimon – 13

 

A Fundação Cultural que é a responsável por promover o setor em Lages será um espaço aberto aos artistas, de todas as áreas. O propósito é valorizar o trabalho produzido em Lages. Além de fazer circular a produção lageana na cidade, também, transformá-la em atrativo turístico, de acordo com as suas especificidades. Para tanto são pensadas as seguintes ações:

Capacitar agentes culturais, no estilo dos Círculos de Cultura de Paulo Freire, levando aos bairros e as comunidades do interior do município, educadores culturais. A ideia é discutir com as pessoas quais oficinas querem receber, seja audiovisual, música, teatro, dança, artesanato, entre outros. Implementar o Plano Nacional de Museus no Museu Histórico Thiago de Castro, responsabilidade do poder público municipal. Valorizar as iniciativas já existentes, mesmo que não sejam organizadas pelo poder público municipal. Fazer parcerias com entidades promotoras de produções culturais. Realizar Anualmente o Festival de Teatro de Lages (Fetel). Apoiar a realização de iniciativas culturais como o Festival Música na Serra, promovido pelo Instituto José Paschoal Baggio (IJPB). Reformular a Festa Nacional do Pinhão com valorização da semente da araucária; proporcionar a participação efetiva dos lageanos na Festa, aumentando a contribuição nas atividades culturais e efetivar a participação na gastronomia dentro do Parque Conta Dinheiro. Manter o Recanto do Pinhão.

 

Professor Ed – 50

 

Apoiar as construções e o dialogar efetivamente com o Fórum Permanente de Cultura para construção e implementação do Plano Municipal de Cultura; Criar pontos de cultura nos territórios da cidade, que tenham atividades periódicas e circulação de artistas locais; Executar projetos de circulação e formação ligados à arte e cultura, de forma regular dentro das escolas municipais; Prever orçamento dentro do Fundo Municipal de Cultura e viabilizar a publicação de editais de fomento à arte e expressões culturais de várias matrizes, incluindo a revitalização do FETEL; Valorizar a produção de bandas e músicos de todos os estilos musicais em Lages, através da promoção de eventos abertos em espaços públicos, otimizando o uso da praça Joca Neves (sem grades) e também de maneira itinerante nos bairros; Reservar, no edital de contratação da empresa que organizará a Festa Nacional do Pinhão, espaço para realização de apresentação de bandas locais, aos moldes do antigo “Palco Alternativo”; Fazer todos os esforços possíveis para municipalizar novamente a Festa Nacional do Pinhão e torná-la acessível para o povo de Lages.

 

Fonte: Vozes da Serra

 

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/81833/candidatos