Cuidados com os filhotes de cães e gatos recém-nascidos

Nas primeiras 3 a 4 semanas da vida do filhote, todo cuidado desde a nutrição, aquecimento e estimulação é proporcionado pela cuidadosa e dedicada mãe. Ao dono cabe averiguar se todos filhotes estão mamando, crescendo, se movimentando e em caso de algum filhote mais quieto, mais magrinho ou rejeitado deve procurar orientação veterinária.

A temperatura ambiente deve ser acima de 22 °C. Os filhotes devem ficar em uma caixa com bordas altas e forrada com jornal. Deve-se evitar o uso de cobertores ou toalhas que possam sufocar os filhotes. O aquecimento dos filhotes fica por conta do contato com o corpo materno. A hipotermia pode ser fatal para os filhotes, pois perdem temperatura facilmente, daí a necessidade de estarem em um local abrigado e perto do corpo da mãe.

Um filhote saudável e bem alimentado tem um abdômen arredondado, macio e quando não está dormindo está mamando. O filhote que fica chorando e inquieto é por que tem algum problema. Quando a mãe rejeita um filhote colocando-o de lado é outro sinal de que ele não está bem. Nesse caso ele deve ser levado ao Médico Veterinário.

Os olhos dos filhotes devem abrir ao redor do 14º dia de vida, sem sinais de secreção e aparência levemente opaca e azulada. Quando os olhos dos filhotes já estiverem abertos e começando a se movimentar, apoiando nos quatro membros (em torno de 23 a 26 dias vida) eles já podem dar início ao desmame. Nas ninhadas maiores o desmame pode ser iniciado mais cedo, com o intuito de ajudar na alimentação, visto que a mãe pode não ter leite suficiente para todos.  Sempre iniciar o início de alimentação com uma papinha para filhotes a venda nos Petshops e depois de estarem já conseguindo comer bem esta papinha mudamos para ração de filhote umedecida. O veterinário orientará corretamente o tutor

O primeiro medicamento para a ninhada deve ser a vermífugo entre 25 a 30 dias, sempre sob orientação do médico veterinário pois varia de acordo com o peso dos filhotes.

As primeiras doses de vacina podem ser aplicadas em torno de 45 a 60 dias de vida. Uma série de imunizações com intervalo de 30 dias entre elas marcam o início das visitas ao médico veterinário para a grande maioria dos filhotes.

 

Os 7 Erros que podem “encurtar” a vida do seu cachorro. Quantos você está cometendo?

 

1. Deixar o seu cão ficar obeso 2. Não cuidar da higiene bucal 3. Não fazer os check-ups regulares 4. Ignorar o atleta que existe dentro do seu cão 5. Fumar próximo ao seu cachorro 6. Não treinar o seu cão para ser um bom “Cidadão Canino” 7. Ignorar a importância da socialização