As pessoas nessa faixa etária poderão ser imunizadas com conforto e segurança no sistema drive-thru que terá continuidade no Parque de Exposições Conta Dinheiro

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde iniciará na segunda-feira (1º de março) a vacinação contra a Covid-19 em idosos entre 80 e 84 anos de idade. Em acordo com a Regional de Saúde a retirada do novo lote de 1.650 doses da vacina Oxford/AstraZeneca e de 1.160 doses da CoronaVac ocorreu na tarde de sábado (27).

Para garantir que a vacinação ocorra de forma ágil, segura e confortável, a Secretaria Municipal da Saúde, realizará nova edição do drive-thru no Parque de Exposições Conta Dinheiro entre a segunda (1º) e quinta-feira (4). O Sindicato Rural de Lages cedeu um dos pavilhões cobertos para o poder público municipal promover a ação. O horário de atendimento será das 9h às 21h.

Entre a segunda (1º) e quarta-feira (3) as equipes de vacinadores estarão aplicando as primeiras doses nos idosos a partir dos 80 anos. Exclusivamente na quinta-feira (4), o local estará aberto para os idosos com 90 anos ou mais que já receberam a primeira dose da vacina no dia 11 de fevereiro, tendo em vista que o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose da vacina deve ser de 21 dias.

Além desse público, os idosos com 85 anos ou mais que porventura ainda não tenham se vacinado, poderão acessar o drive-thru entre a segunda e quarta-feira. “Nosso apelo é para que os idosos a partir dos 80 anos, que estão nas faixas etárias comtempladas pelo plano estadual de vacinação, compareçam para serem imunizados”, recomenda o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Para diminuir o tempo de espera de quem optar pela vacinação no drive-thru, senhas serão entregues no acesso ao parque Conta Dinheiro. “Disponibilizaremos 150 senhas por período às 8h, 12h e 17h, com intuito de reduzir o tempo de espera”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins. É necessário apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF para ser vacinado.

Uma parceria entre as secretarias da Saúde e Assistência Social e Habitação de Lages viabilizará o transporte dos idosos com 80 anos ou mais com cadastro ativo em programas da Assistência Social do município e que não tenham condições de se deslocar até o drive-thru por meios próprios. Das 8h às 18h dois veículos buscarão os idosos nas suas residências e, após a vacinação no parque Conta Dinheiro, retornam com os mesmos para casa. "Nosso objetivo é aproximar a população dos serviços da assistência social e saúde”, explica o secretário de Assistência Social e Habitação, Jean Pierre Ezequiel.

O transporte dos idosos até o drive-thru poderá ser solicitado pelos telefones (49) 3019-7516 ou (49) 99934-2512. “Na segunda e terça-feira disponibilizaremos o transporte aos idosos acima dos 85 anos. Já na quarta-feira, o serviço estará à disposição dos idosos com 80 a 84 anos”, acrescenta o secretário Jean.

“Diferente do que alguns veículos de imprensa divulgaram, o Município acordou com a Regional de Saúde sobre o recebimento das doses, o que não comprometerá a realização do drive-thru a partir desta segunda-feira”, explica o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.