O projeto Cuide de Você, desenvolvido em parceria por voluntários, entidades parceiras, Secretaria Municipal da Saúde e Órion Parque Tecnológico, oferece apoio à saúde mental dos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19 nos hospitais Tereza Ramos, Nossa Senhora dos Prazeres, Seara do Bem, Samu e das unidades básicas (UBS).

Dentre os serviços oferecidos gratuitamente estão o atendimento psicológico, parapsicologia clínica, práticas integrativas e complementares em saúde (como acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, reiki, ventosa terapia, etc), de forma presencial ou à distância, além de conversas virtuais de modo a reduzir o estresse e a alta carga emocional aos quais os funcionários estão expostos diariamente durante a pandemia.

Para falar sobre o projeto na Câmara de Lages, no dia 24 de junho, estiveram a psicóloga, professora e gestora de Programas e Ações no Órion Parque, Júlia de Sousa Rodrigues, e a psicóloga Cintia Menezes Raizer. As profissionais atenderam ao convite feito pelo presidente da Casa Legislativa, Gerson Omar dos Santos (PSD). “Esta iniciativa é para que nós e a comunidade possamos conhecer este trabalho e também ajudar a divulgá-lo, tanto para quem precisa de apoio como para quem pode ajudar. Mais do que tudo, precisamos agradecer a todos que se predispõem a ajudar as pessoas neste momento tão difícil”, destacou Gerson.

 

Inscrições para pacientes e voluntários estão abertas

 

Atualmente, o projeto conta com 28 pacientes e 18 profissionais cadastrados voluntariamente para participar do serviço em quase três meses de atividades. As inscrições acontecem pelo site Cuide de Você, desenvolvido pelo Órion Parque. “Este é um projeto construído por várias mãos e por pessoas voluntárias que pensam no bem-estar dos profissionais da saúde, enfermeiros, médicos, motoristas, pessoas da farmácia, da recepção, todos os que estão enfrentando esse receio. A intenção é oferecer um pouco mais de bem-estar e qualidade de vida a estas pessoas”, argumentou Rodrigues.

“Entrei em contato com profissionais psicólogos da área privada e percebi que a vontade de ajudar era muito grande. Uma conversa ajuda muito e nós sabemos como lidar com a dor, a angústia, a aflição das pessoas para com esta situação da pandemia”, explica Raizer, ao apontar que as preocupações iniciais eram de que o trabalho fosse comprometido e tivesse a adesão necessária para a sua execução. Ela ressalta que o Cuide de Você não é uma terapia individualizada, mas se trata de um apoio para que o serviço público seja aprimorado e os profissionais tenham um estímulo a mais para exercer suas atividades. Além disso, como ainda se trata de uma fase inicial, o projeto pode receber melhorias, novos serviços e ampliar a capacidade de atendimento à medida que surgirem novas adesões.

“Desde o início da legislatura temos nos preocupado muito com o assunto Covid, em seus vários fatores, inclusive o das sequelas resultantes. Fiz pedido por quatro vezes para um espaço de tratamento destas sequelas e, junto do vereador Gerson, de um cuidado para com as equipes que trabalham no enfrentamento da pandemia. Pensando na saúde mental, emocional e física destes profissionais, ainda em maio, fizemos uma moção, aprovada nesta Casa. Sentimo-nos prestigiados pela presença destas profissionais para falar sobre esta iniciativa”, comentou um dos proponentes, o vereador Heron Souza (PSD), que pediu que tais ações sejam ampliadas também aos profissionais da educação do município.