Sediado no Orion Parque, o XV Congresso de Educação do Município de Lages carrega como temática Currículo em Movimento, dando continuidade ao trabalho realizado pela Secretaria de Educação do Município de Lages – SMEL na construção do documento Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação. 

 

O tradicional evento educacional foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, com transmissão ao vivo direto do espaço do Orion Parque Tecnológico, contando com uma programação recheada de palestras e apresentações culturais dos professores e estudantes do município. Esta é a primeira vez que o evento é realizado de forma online, permitindo o fácil acesso para docentes de todas as regiões, completando 2.500 inscrições e mais de 10 mil pessoas acompanhando pelas redes sociais. “Pensamos na possibilidade do on-line e nos surpreendemos com a quantidade de pessoas daqui da região e também de outros estados  que tem nos dado retorno e estão acompanhando o Congresso. Essa é uma das ferramentas tecnológicas que de alguma forma nos aproxima das pessoas”, comenta Ivana Michaltchuk, Secretária da Educação do município de Lages.

 

O documento Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação foi entregue fisicamente aos representantes das esferas da educação como a simbologia do encerramento desta construção que durou cerca de três anos, envolvendo a participação da equipe da SMEL, professores e diretores da rede municipal de ensino. Essa é a primeira vez que o município tem um documento de diretrizes construídas e a proposta vem ao encontro de contribuir para a formação e efetividade do trabalho realizado pelos profissionais da educação. Ivana comenta da importância do documento para nortear os trabalhos realizados, já que foi desenvolvido com uma abordagem metodológica e teórica com embasamento na BNCC e nas Políticas Públicas do território catarinense.

 

A palestra de abertura do XV Congresso de Educação trouxe o tema Educação em tempos de pandemia: desafios e perspectivas curriculares, com a Professora Marcia Adriana de Carvalho. As atividades se sucederam no dia 30 de julho, com palestras voltadas para Didática Assimétrica: como transformar o ensino em aprendizagem, com o Professor Paulo Tomazinho, além de DCSMEL – Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação de Lages: possibilidades e desafios no momento de implementação com a Professora Cássia Ferri e a Ambientalização curricular na Educação Básica, com a Professora Lúcia Ceccatto de Lima, além do lançamento do Primeiro Seminário do Lixo Zero e apresentação de vídeos para a abordagem do tema Currículo em Movimento. 

 

Toda a programação foi idealizada e apresentada por meio do formato on-line, no canal da secretaria no You Tube, e a equipe acredita na possibilidade de realizar os próximos Congressos no mesmo modelo, já que a experiência gerou grandes retornos e movimentou não só os professores da região serrana, como de outros estados e regiões.