O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.

A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.

Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

Nesse dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.

homem fotografando

Origem do dia mundial da fotografia

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Frases para o dia mundial da fotografia Fotografar é elevar um momento à eternidade. Fotografar é congelar um momento da vida. A fotografia é a arte das memórias e da celebração da vida humana. Certas coisas vivem para sempre, se forem fotografadas. Fotografar é ver o mundo por outra perspetiva. A fotografia mudou a forma de vermos o mundo. Com a fotografia os nossos olhares se cruzam.