Comissão formada por representantes da Chácara Bom Jesus, Centros de Tradições Gaúchas, 1ª Região Tradicionalista do MTG-SC e FCL definiram a programação oficial do evento

A Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL) planeja uma série de ações voltadas às celebrações da Semana Farroupilha 2021. A proposta é evidenciar, nessa edição, a vida de Anita Garibaldi, que no dia 30 de agosto completaria 200 anos de idade.

As atividades principais terão como local a Chácara Bom Jesus entre os dias 16 e 20 de setembro, a programação contemplará o campeirismo e apresentações culturais com nomes da música lageana e artistas representando os Centros de Tradições Gaúchas de Lages. A programação cultural e o acesso a Chácara Bom Jesus será totalmente gratuita.

Segundo o prefeito Antonio Ceron, além de outras manifestações apoiadas pelo município, a Fundação Cultural assume a execução da Semana Farroupilha em parceria com os agentes culturais dos CTG’s, a 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina (MTG-SC/1ª RT), ALCAT (Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista) e Chácara Bom Jesus. “Além da importante homenagem a nossa heroína, a Anita, nós celebraremos a união dos nossos tradicionalistas sobre uma parte da nossa história que também evidenciou Lages como uma terra de valores e propagação das suas tradições”, ressalta.

Encenação para marcar a presença de Anita

Além da montagem da estrutura e a construção do evento com o apoio da Secretaria de Agricultura e da de Desenvolvimento Econômico e Turismo e junto aos representantes do tradicionalismo, a equipe da Fundação Cultural, auxiliada por artistas dos CTG’s e representantes da 1ª RT do MTG-SC encenará no sábado, 18 de setembro, às 20h a passagem de um dos diversos capítulos de luta de Anita.

 O superintendente da FCL, Giba Ronconi diz que uma das melhores formas de representar Anita Garibaldi é sempre evidenciar os valores de uma mulher que caracteriza muito bem o perfil do catarinense. “Vamos um pouco além de uma encenação, queremos deixar uma mensagem de exaltação de uma figura icônica que identifica os nossos valores como pessoas, principalmente as mulheres e suas lutas diárias por uma participação mais justa na sociedade. Anita lutou por isso há 200 anos, e toda a ação que fazemos em torno da sua história, é uma obrigação”, diz.

Para o proprietário da Chácara Bom Jesus, Eliziario Vieira, a parceria com a prefeitura e entidades representativas é importante para o desenvolvimento de uma cultura rica em conteúdos artísticos. “Todas as manifestações culturais deveriam ser executadas com um trabalho conjunto entre a iniciativa privada e a comunidade representada pelos seus gestores. Estamos todos juntos pela cultura e tradição”, celebra.

Sueli Dors, representante da setorial serrana de cultura popular e também vice-presidente do MTG-SC, acredita ser de muita relevância a produção conjunta entre prefeitura e entidades. “Essas ações de incentivar a cultura, de união, de conhecimentos e possibilitar as entidades de demonstrar tradição regional são muito importantes. Após tanto tempo de restrições por conta da pandemia, a sociedade merece esse acesso às artes e cultura que nos representam”, acredita.

Veja a programação completa da Semana Farroupilha de Lages 2021, o bicentenário de Anita Garibaldi:

16/09 – quinta-feira:

9h – Abertura do acampamento Farroupilha

19h – Translado da Chama Crioula: saída da sede do MTG até a Chácara Bom Jesus;

20h – Abertura oficial - Quinta gaúcha da Chácara Bom Jesus;

20h30 – Apresentações culturais com o CTG Barbicacho Colorado;

21h30 – Show Grupo Trinnca – Música Regional Gaúcha.  

17/09 - sexta-feira:

9h – Acampamento Farroupilha;

20h – Apresentações culturais com o CTG Planalto Lageano;

21h30 – Show com Éder Goulart.

18/09 – sábado:

9h – Laçada de Vaca Mecânica;

14h às 18h – Amostra cultural do Prendado e coordenadoria do 1º RT Tradicionalista do MTG-SC, mostra Erva Mate, trajes, brinquedos e brincadeiras antigas;

Tertúlia com os artistas:

Zetti Gaúderia

Daniel Silva

Gabriel Maculan

Arthur Castilhos Ramos Senem

Alisson Santos

Douglas Silva Moraes

Guilherme Couto de Moraes

Andre Luiz Alano Alves

15h – Gineteada, provas de rédea e laçada de Vaca Mecânica;

18h15 – Projeto Tropeando Versos, mostra de declamação com integrantes dos CTG’s;

19h - Tertúlia Livre;

20h – Encenação em homenagem à Anita Garibaldi;

20h30 – Apresentações culturais com CTG Anita Garibaldi;

21h30 – Show Trança de Cordas.

19/09 – domingo:

11h – Show com Paulinho Guazzelli;

14h às 18h – Tertúlia Livre e Apresentações culturais, mostras e oficinas. Amostra cultural do Prendado e coordenadoria do 1º RT Tradicionalista do MTG-SC;

Participação dos CTG’s e apresentação dos artistas:

Cristiane Capristano Alves Chardozinho

Franciele Souza Blugoslawski

Fabricio de Souza Blugoslawski

Brenda Machado de Matias

Guilherme Cenci

Zetti Gaúderia

Alisson Santos

Gabriel Machado Lins

15h – Gineteada, provas de rédea e laçada de Vaca Mecânica;

19h – Apresentação CTG Tauras da Serra;

20h - Gravação do Programa Oh de Casa – Bia Mello;

21h - Encerramento das atividades.

*a programação poderá sofrer alterações

 

https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2648/fundacao-cultural-de-lages-prepara-comemoracoes-para-a-semana-farroupilha-e-o-bicentenario-de-anita-garibaldi

 

 

Texto: Fabrício Furtado

Imagem: reprodução do quadro “Garibaldi e Anita”, de Guido Mondin.

Fotos: Toninho Vieira (Arquivo)