O Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, aprovou em assembleia geral nesta terça-feira (31), o termo de adesão à Rota Cervejeira da Serra Catarinense e a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Eventos. As duas adesões passam a ter assento junto à diretoria do Conserra com ações voltadas à promoção do turismo.

A reunião que deliberou e aprovou a adesão aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. Assinaram a parceria os principais fabricantes de cerveja artesanal e envolvidos no processamento e comércio do produto.

Passam a integrar o GT Cervejeiro/Conserra as fabricantes: Serra Forte, Serena Brew Shop, Eiswasser, Cervejaria Lageana Eireli, produtor Lúpulos Serrana e o Embaixada Bar. Uma logomarca de identificação com a denominação Rota Cervejeira da Serra Catarinense passará a ser usada pelas empresas, que aderiram ao termo de compromisso.

O presidente do Conserra, empresário Eliseu Farias, disse ser um dia histórico a adesão dos dois grupos ao Conserra. “Nos sentimos mais fortalecidos com estes dois aliados do Conserra. Dois GTs estratégicos para a promoção do turismo”, declarou Eliseu Farias.

O empresário da Lúpulo Serrana Alexander Creuz, disse que a Rota Cervejeira é produto de dois anos de trabalho em parceria com Amures e Sebrae e mais empreendimentos podem aderir. “Importante que parceiros de outros municípios da Serra Catarinense, se alinhem à nossa rota que agora tem apoio do Conserra”, defendeu.

Para o empresário Valdir Della Giustina, o GT de Eventos buscará envolver todos os segmentos turísticos da Serra Catarinense. “Nosso desafio será captar eventos, atrair turistas e estimular o desenvolvimento da região”, afirmou.

A secretária executiva do Conserra Ana Vieira, fez um balanço da temporada de inverno da Serra Catarinense e apresentou o Conselho Institucional do Conserra formado por parceiros como Sebrae, Cisama, Epagri e Senac. Apresentou as ações do Conserra e o impacto econômico do turismo na Serra Catarinense.

O responsável pelo Programa de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, Aziz Abou Hatem falou na reunião das Ações da Epagri sobre Turismo Rural na Serra Catarinense. E o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi agradeceu a iniciativa dos cervejeiros e do GT de Eventos e reiterou que a associação de municípios tem como um dos focos, o desenvolvimento e a promoção do turismo.