O Poder Legislativo Lageano é ponto de coleta de duas campanhas permanentes de adesão por parte da comunidade parlamentar e da população em geral referentes à causa animal e à saúde e qualidade de vida da mulher. A iniciativa partiu da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), proponente dos requerimentos 020/21 e 145/21, ambos aprovados por unanimidade na Câmara.

 

O Tampets é uma iniciativa da Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa) e consiste na arrecadação de tampas de plástico duro, tal como os de garrafas pets, que são destinados à reciclagem e cujo valor arrecadado é revertido na castração de cães e gatos abandonados ou pertencentes às famílias de baixa renda. Para o custo de cada castração são necessários 150 quilos do objeto. Além de ajudar na causa animal, a proposta contribui com o meio ambiente, devido ao descarte correto deste material reciclável, e com a saúde pública através do controle epidemiológico de zoonoses.

 

Já o projeto Ciclos da Vida é uma ação que visa amenizar a pobreza menstrual de meninas e mulheres, com a doação de absorventes higiênicos a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, como o Caps, Centro Pop, serviços de acolhimento e não governamentais que militam na causa. Trata-se de uma maneira de garantir às mulheres e meninas lageanas o direito à saúde e ao bem-estar.

 

 “Gostaria de convidar a todas e a todos para que contribuam com estes dois grandes projetos. O Tampets, com a arrecadação de qualquer tampinha de plástico duro, que utilizamos em vários materiais no nosso dia-a-dia, e com o Ciclos da Vida, onde absorventes higiênicos são distribuídos em todas as redes de atendimento do nosso município, contribuindo com a vida e a qualidade da saúde das mulheres e das meninas”, convida Katsumi.

 

A participação de todos é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Diretores da Câmara, Vanessa Spindola e Robert Santana já fizeram suas contribuições. “Iniciativas como estas são importantes para nossa cidade e todos que podem, devem ajudar com algo. É um gesto de amor ao próximo”, comenta Robert. A sede da Câmara Municipal fica localizada na rua Otacílio Vieira da Costa, número 280, entre o terminal urbano e a praça Joca Neves, no Centro de Lages. Faça você também a sua doação.