A União das Câmaras de Vereadores da Serra Catarinense (Uveres) realizou a solenidade de posse da nova diretoria para o biênio 2021/2022. O ato aconteceu nesta quinta-feira (9), no Plenário Nereu Ramos do Poder Legislativo Lageano. O vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), novo presidente da instituição, recebeu autoridades e convidados com um café da manhã no saguão da Casa Legislativa de Lages, a qual também preside.

A cerimônia contou com a presença de lideranças políticas de toda a região. Compuseram a mesa de honra: prefeita de Urubici, Mariza Costa (Progressistas); representante dos prefeitos da serra catarinense, Walter Manfrói, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Juliano Polese (Progressistas), vice-prefeito de Lages; além de líderes com nome consolidado no Estado como Marcius Machado (PL), deputado estadual; Raimundo Colombo (PSD), ex-governador de Santa Catarina; Darci de Matos (PSD), deputado federal, que enviou um vídeo saudando a diretoria empossada; e também o líder religioso dom Guilherme Werlang, bispo da Diocese de Lages, que procedeu oração pedindo bênçãos em favor da nova diretoria.

Antes da assinatura do ato de posse por parte dos membros, o vereador do município de Otacílio Costa, Renildo de Souza (Progressistas), que estava respondendo interinamente pela presidência da Uveres, assinou o termo de transmissão do cargo ao novo presidente.

A diretoria é composta pelos seguintes vereadores e vereadoras:

Presidente: Gerson Omar dos Santos (PSD) – Lages

Vice-Presidente: Jeinefer Souza Andrade (Progressistas) – Urupema

1º Secretário: João Cristiano Rodrigues (PSD) - Bom Jardim da Serra

2º Secretário: Fabrício Rodrigues de Brida (PL) – Urubici

1ª Tesoureira: Katsumi Yamaguchi (Progressistas) – Lages

2º Tesoureiro: Sanato Warmling  (Progressistas) – Urubici

Diretor de Patrimônio: Macson Pucci (MDB) - Campo Belo do Sul

Diretor de Relações Públicas: José Osni Oliveira (Tio Zé) (Podemos) – Lages

Diretor de Esportes: Anderson Cleiton de Matia (PSB) – Celso Ramos

Diretor de Assuntos Legislativos: Anderson Amarante de Liz (Progressistas) - Otacílio Costa

Diretor de Cursos e Treinamentos: Michely Girard Santos (MDB) -  São Cristóvão do Sul

Diretor de Serviço Social:  Daniel Ângelo dos Santos (PT) - Ponte Alta

Diretor Cultural: João Eduardo de Souza (MDB) – Urupema.

O conselho fiscal conta com mais quatro vereadores de Lages: Agnelo Miranda (PSD), Aldori Freitinhas (MDB), Jean Felipe (Progressistas) e Enio do Vime (PSD). Katsumi Yamaguchi (Progressistas) também apresentou um cronograma de cursos de capacitação e treinamentos que serão realizados em parceria com a Escola do Legislativo da Serra, presidida pela parlamentar.

Em sua fala, em nome dos demais vereadores, o presidente Gerson destacou a importância das lideranças da região e o papel da instituição enquanto ferramenta de participação popular. “Os vereadores são os primeiros a serem cobrados pela população, é a nós que recorrem para apresentar suas demandas, por isso temos que buscar a capacitação e o fomento daquilo que o Poder Legislativo pode fazer para devolver um serviço de qualidade ao cidadão. É assim que vamos agir a partir desse momento, visando fortalecer o nosso papel e a credibilidade política e institucional da Uveres”, concluiu.

 

Texto e fotos: Alex Branco