O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, reforça a importância de cuidados preventivos para evitar doenças cardiovasculares. Aline Sampaio, farmacêutica e proprietária do Grupo Personalize, explica que essas doenças são disfunções que impedem o coração de funcionar normalmente. "Por conta das alterações na região e vasos sanguíneos. Geralmente as mudanças estão ligadas a maus hábitos como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, estresse, obesidade, consumo excessivo de álcool e uma rotina desregrada", alerta. A profissional informa que os fatores de risco podem ser amenizados com as mudanças de hábitos. 

 

 

 

Além dos maus hábitos, os problemas cardiovasculares também podem se desenvolver de forma hereditária. "A idade que os familiares apresentam a doença também influência num maior ou menor risco. Como um dos principais órgãos do corpo humano, o coração é essencial para o bom funcionamento do organismo por meio do bombeamento de sangue. "Fundamental para que os nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células do organismo, e que os resíduos de metabolismo sejam levados até os locais adequados para sua eliminação", conta a farmacêutica. Os sintomas que indicam algum problema do coração vão além dos mais conhecidos, como formigamento nos braços e dores no peito. "As doenças cardíacas podem se manifestar na dor no pescoço e maxilar, xixi várias vezes durante a noite, sensação de frio constante nas mãos e pés, perda de apetite, náusea, dor no estômago, inchaço nas pernas, gengivas com sangramento, ferida ou inchaço e suor frio ou intenso". 

 

 

 

O principal passo para a prevenção de doenças cardíacas começa com as mudanças de hábitos, incluindo boa alimentação, exercícios físicos, controle do peso, evitando bebidas alcoólicas e cigarros, e também apostando em práticas para evitar o estresse. A suplementação é outra forma de prevenir as doenças cardíacas ao entregar as vitaminas que o corpo precisa, melhorando as funções centrais do organismo. "Para isso criamos o Trio que Transforma, desenvolvido com 3 suplementos que oferecem melhora na função cardíaca e da pressão arterial, ajuda na manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento muscular, aumento da imunidade, redução da fadiga e cansaço excessivos, diminuição das chances de depressão e auxilia no processo de emagrecimento", conclui Sampaio.