Nesta última sexta-feira (8), pela manhã, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, imprensa e demais convidados puderam acompanhar de perto o lançamento e apresentação do projeto DescubRA Lages. Trata-se de um aplicativo desenvolvido em parceria com o Sebrae, Amures, Cisama e o movimento ‘Lages Estreitando Laços”. O projeto é mais uma alternativa de lazer para a sociedade a partir da execução de um roteiro desenvolvido num aplicativo e que pode ser baixado nos smartfones, tornando-se mais uma importante ferramenta de fomento ao turismo e na valorização da cultura e da história local. O aplicativo pode ser baixado no App Store da Apple ou Android.

Portanto, a busca pela criação de roteiros turísticos a partir do uso da tecnologia estará na palma da mão dos lageanos e visitantes, detalhando as riquezas históricas. Ao interessado, basta baixar o aplicativo, apontar para o objetivo, e apreciar a narrativa do conhecimento através de um personagem, o Cristóvão. Num tempo em torno de 40 segundos a um minuto poderão ser visualizados os 15 atrativos inicialmente mapeados. “O aplicativo se torna um instrumento de impulsão do turismo, e de suma importância na evolução do desenvolvimento econômico e turístico da Região Serrana. São investimentos como esse que propiciam projetos que contribuem para alavancar o setor”, ressaltou Alternir Agustini.

Na Educação

A relevância do aplicativo está também no acesso inclusivo. Todos vão poder resgatar a história e a cultura que fazem parte dos monumentos centrais da cidade, a exemplo da Catedral, da Prefeitura. O aproveitamento dele poderá chegar também nas salas de aula, nas escolas. Isso será possível mediante à parceria com a educação de Lages, e assim, os estudantes poderão também utilizar o histórico narrativo como uma ferramenta de aprendizagem.

No lançamento, estiveram presentes o gerente regional do Sebrae, Altenir Agustini, representando a empresa Criative Cafundó, Fábio Solani, e diretor da Amures, Walter Manfroi, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori,  o representante o movimento “Lages Estreitando Laços, Thiago Mazuhy Andrade, e também a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) que tornou possível a execução do projeto a partir de emenda de sua autoria.

 

Fotos: Rafaela Souza

Assessoria de Imprensa / Sebrae Serra