A pesquisadora criou sua própria marca de Cosméticos Científicos e se tornou destaque de empreendedorismo científico a nível nacional e internacional

Dentro e fora dos laboratórios, histórias de pesquisadores e pesquisadoras ganharam visibilidade na mídia nos últimos anos, desmistificando a ciência e colocando a participação feminina em destaque. No Brasil, ainda que a área não seja tão incentivada, as mulheres estão, cada vez mais, ocupando espaço e se destacando na produção científica nacional.

De acordo com dados da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Brasil é o país com a maior porcentagem de artigos científicos assinados por mulheres em toda a  América Latina e na comunidade ibero-americana. A cientista Jackeline Alecrim, especializada em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Clínica, e fundadora da Magicscience Brasil, empresa de dermocosméticos, faz parte dessa estatística.


Jackeline é pioneira em sua área dentro e fora do Brasil, e realizou um estudo que deu origem a uma tecnologia inovadora, patenteada e a única no mundo a fazer uso de fitoativos provenientes de um extrato biotecnológico de café. Seu feito possui eficácia clinicamente comprovada contra alopecias e queda capilar, e o mais impressionante é que surgiu a partir de uma pesquisa científica realizada com recursos próprios da pesquisadora.

De acordo com a empreendedora, o período de elaboração do estudo foi extremamente desafiador e de muito aprendizado, já que durante esse processo, além da complicada rotina que envolve um estudo científico, ela se tornou mãe. A cientista revela que esse foi um dos fatores que a encorajaram ainda mais a levar o seu projeto até o fim.

Porém, de acordo com Jackeline, essa determinação é resultado da capacidade de adaptação, resiliência e de força, características comuns ao sexo feminino. “É maravilhoso ver como nós, mulheres, podemos fazer a diferença em todas as áreas, não apenas dentro daquilo que é estereotipado ou clichê. Isto é resultado direto da luta que assumimos desde gerações anteriores, em busca de igualdade de gênero e de condições de trabalho", afirma.

Para a pesquisadora, as mulheres têm uma enorme sensibilidade e um grande poder de percepção. Além disso, são criativas e persistentes por natureza, assim como extremamente capazes de realizar grandes feitos na ciência, e marcarem a história da humanidade com descobertas que mudaram o mundo. E foi exatamente isso que Jackeline fez.

Em 2017, a fórmula desenvolvida pela cientista foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, permitindo que a empreendedora iniciasse a comercialização do produto elaborado a partir da biotecnologia patenteada. Em seguida, a empreendedora fundou a Magicscience Brasil, que ganhou repercussão em seu país de origem e no exterior.  


Além de pesquisadora e empreendedora, Jackeline também é influenciadora digital, e defende que, para que outras pesquisas, em especial as desenvolvidas por mulheres, possam beneficiar a sociedade, é preciso aproximar a ciência do mercado, para que os feitos científicos produzam frutos que possam ser transformados em produtos e serviços.  

“Quando uma pesquisadora desenvolve algo que pode beneficiar a vida das pessoas, é essencial que o fruto desse trabalho chegue ao mercado, e que esta empreendedora receba suporte necessário para elaborar estratégias eficientes e que tornem o seu projeto de expansão algo viável e sustentável. Uma rede de apoio de mulheres empreendedoras e a construção de um network eficiente pode ser um grande começo”, finaliza Alecrim.

Sobre a Jackeline Alecrim

A Jackeline Alecrim é uma renomada pesquisadora, pioneira na criação de uma tecnologia inovadora, patenteada e única no mundo a usar um extrato biotecnológico de café para tratar queda de cabelo, o Caffeine's Therapy, patenteado e registrado no INPI.

Especializada em Cosmetologia Avançada e Fitoativos, Jackeline se tornou destaque após a descoberta de um produto desenvolvido e patenteado por ela, que apresentou altíssima eficácia no controle da queda capilar e calvície nos testes exigidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Como consequência de suas pesquisas científicas. Jackeline Alecrim fundou a Magic Science Brasil. O negócio conta com mais de dez formulações inovadoras, tendo seus produtos comercializados para clientes de mais de onze países.

Hoje Jackeline se dedica totalmente ao empreendedorismo, assim como a pesquisa e desenvolvimento de produtos de beleza e cosmética através da sua empresa Magic Science.