A bebida é produzida em Lages de maneira cuidadosa e familiar, na fábrica implantada em 2019, local que conta também com o bar da fábrica, ambiente aconchegante onde é possível degustar os estilos produzidos ali e ter uma experiência de inserção no mundo cervejeiro.

 

A Cervejaria União Serrana, estabelecida na Área Industrial, avenida João Pedro Arruda 2229, é o point dos apreciadores de um bom chopp. É um ambiente não só para se beber e degustar pratos típicos da gastronomia germânica, mas também para se adquirir barril de chopp de 30 ou 50 litros, além da cerveja em garrafa de vidro de 600 ml.

A União Serrana fabrica chopp, variedade pilsen e ipa, e a cerveja coffee imperial, stout, barley wine. “Hoje, nossa planta fabril é de origem húngara, parcialmente automatizada e de alta qualidade, toda e aço inoxidável fabricada de acordo com as legislações europeias e em conformidade e inspeção do MAPA.Está dotada de capacidade de produção é de 70 mil litros por ano”.

O diferencial dessa choperia é o atendimento feito diretamente em festas de casamento, onde o casal Fritz e Frida (Léo e Juli) servem o chopp dentro do Beer Bus. O Beer Bus pode também fazer tour por pontos turísticos da cidade ou demais rotas pré-definidas.

Foi construído sobre a plataforma de um THOMAS B-700, um veterano ônibus escolar canadense adaptado para servir de um pub móvel. Nessa cervejaria cada canto tem uma bela história a ser contada.  O restauro e preparações internas que criaram o Beer Bus foram feitos pessoalmente por Leonardo e Juliana quando eles planejavam se casar e levar todos os convidados de Lages para Rio dos Cedros local do casamento e terra natal da noiva.

 

União Serrana tem história

 

A origem da Cervejaria União Serrana é da década de 1900, quando Josaphat Lenzi, imigrante italiano, da região de Trento, resolve abrir uma cantina, em Lages, para servir à clientela as bebidas fabricadas pela própria família. Ele servia vinhos, espumantes e cervejas aos seus clientes, entre os quais intelectuais da época, como o escritor Paulo Setúbal.

Com o passar do tempo, Josaphat intensifica a fabricação de cerveja, e diversifica para vinhos, sucos e espumante. Chegando a exportar bebidas para a Europa[G1] . E em maio de 1908, essa cerveja recebe medalha e diploma de honra na exposição de agricultura, indústria e artes do Estado de Santa Catarina.

Com isso, Josaphat Lenzi e a fábrica de cervejas União Serrana marcam o pioneirismo na fabricação de cerveja e plantação de lúpulo na Serra Catarinense, sendo considerado ícone da indústria e comércio lageano.

 

 

 

 

 

 

Novos cervejeiros seguem fórmula de sucesso

 

Leonardo Fornari é trineto de Josaphat Lenzi,o italiano que migrou para o Brasil ainda criança, junto da família, vindo a residir, inicialmente, em Rio dos Cedros, hoje um próspero município catarinense.  

Juliana Marquardt é natural de Rio dos Cedros e conheceu Leonardo em Canoas-RS onde ambos faziam exame médico para a aviação. O casal se fortaleceu, casou e buscou fazer da cerveja seu negócio, pois sempre foi uma paixão que os unia.

 

Ainda no período de namoro, Juliana fazia intercâmbio cultural na Irlanda, eles marcaram encontro na Itália e dali o casal viajou para a Alemanha, em visita à tradicional Oktoberfest de Munique. Isso fortaleceu a paixão pela cultura cervejeira europeia.

Em 2016, já residindo e Lages, o casal começou à produzir cerveja para consumo próprio. No entanto, influenciados por Giovani, bisneto do cervejeiro Josaphat, o sonho tomou forma e a idéia de fabricar cerveja comercialmente veio a se tornar realidade a partir de 2019.

Foi então que eles se especializaram e adquiriram as instalações da cervejaria, na Área Industrial de Lages. Adquirindo os equipamentos para a fabricação de cerveja, oriundos da Hungria, receberam a transferência de tecnologia do mestre cervejeiro Zoltán Ihaász, o qual presta consultoria continuamente à cervejaria União Serrana.

 

A cervejaria União Serrana conta com espaço de confraternização, o bar da fábrica e amplo estacionamento.  Tudo feito com muito carinho para receber seus estimados clientes.

 

A chopperia, atendida diretamente pelos proprietários e cervejeiros, o casal Leonardo Fornari e Juliana Marquardt Fornari, abre às sextas-feiras das 17horas às dez, mas as encomendas e venda da bebida em barril ou em garrafa pode ser feita também, diariamente, pelo telefone (whatssap) 991255001.