Em 2021, a Fundação Cultural de Lages (FCL) planejou o retorno gradativo dos encontros presenciais, e os primeiros aconteceram em março, no núcleo do bairro Santa Catarina, com as aulas de saxofone

 

O Programa Lages Melhor é uma ação criada pelo prefeito Antonio Ceron em 2017, que oferece, para comunidades afastadas da região central de Lages, cursos gratuitos nas modalidades de artes visuais, música e danças. Em 2021, a Fundação Cultural de Lages (FCL) planejou o retorno gradativo dos encontros presenciais, e os primeiros aconteceram em março, no núcleo do bairro Santa Catarina, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, com as aulas de saxofone do instrutor André Medeiros. Para o mês de maio, a FCL anuncia a volta das aulas presenciais em mais bairros.

 

Veja a lista dos cursos, bairros, localidades e espaços em que serão atendidas suas respectivas comunidades:

- Bairro Habitação - na Associação de Moradores - ballet, violão e street dance;

- Santa Mônica - na Cáritas, ao lado da horta comunitária - ballet, violão e street dance;

- Vila Maria - na Associação de Moradores - ballet e street dance;

- Núcleo dos bairros São Paulo e São Francisco - na igreja São Francisco - ballet, violão e street dance;

- Guarujá - no Caic Irmã Dulce - street dance;

- Guarujá - na Associação de Moradores - ballet;

- Penha - na Associação de Moradores - ballet, violão e street dance;

- Penha - na Escola Godolfin Nunes de Souza - canto coral;

- Centro - na Escola Vidal Ramos - Canto coral;

- Maria Luiza - na Escola Municipal Belizária Rodrigues - Canto coral e street dance;

- Santa Maria - na Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira - canto coral;

- Universitário - na Estação Cidadania (Praça do CEU) - ballet, desenho e violão, e em breve a edição 2021 do curso de manequins, modelos e comportamento;

- Santa Catarina - Caic Nossa Senhora dos Prazeres - saxofone;

- Novo Milênio - no Centro Comunitário - ballet e violão, e

- Localidade Santa Terezinha do Salto - violão

As aulas são programadas através do plano que envolve as medidas de segurança contra a Covid-19. Entre as quais estão aferição de temperatura, redução da quantidade de alunos por salas, controle de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras e término das aulas minutos antes para higienização de móveis e instrumentos. As matrículas podem ser realizadas diretamente nos núcleos com os instrutores e instrutoras. Basta levar cópias da carteira de identidade do aluno (a) e responsável (em caso de menores de 18 anos) e cópia do comprovante de residência.

O prefeito Antonio Ceron acredita que a participação da comunidade mostra que a intenção do Programa Lages Melhor ultrapassa a prática das artes. “Os objetivos vão além da inclusão na cultura. As atividades no Lages Melhor envolvem as famílias, descobrem talentos, e sabemos que a arte melhora a vida das pessoas.”

Para informações sobre idades e datas das aulas, basta ligar para (49) 3019-7504 (Escola de Artes Elionir Camargo Martins). E para informações dos cursos da Estação Cidadania (Praça do CEU), entrar em contato com o número de telefone (49) 3019-7481 (Fundação Cultural de Lages).

Foto e Texto: Fabrício Furtado