Dentre os pilares fundamentais do Observatório Social de Lages, destaca-se a Educação Fiscal e o fomento ao Exercício da Cidadania. Ciente dessa responsabilidade de formar pessoas com mais consciência da sua responsabilidade como cidadãos e também de estimulá-los a entender o funcionamento da administração pública é que se desenvolvem trabalhos com instituições imbuídas do mesmo ideal.

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina possui um programa chamado Protetor Ambiental, que está sob a tutela da Polícia Militar Ambiental. Na unidade de Lages, já são 41 turmas formadas desde 2003 e, na atual, são 57 alunos em formação. Para se tornar um dos voluntários do projeto existe um edital com regras a serem cumpridas.

Por convite realizado pela Polícia Militar Ambiental de Lages, o Observatório Social de Lages participou da capacitação dos Protetores Ambientais da atual turma, de forma remota em razão da pandemia, ocasião em que foram repassadas noções de cidadania e controle social para todos os alunos.

O Observatório Social de Lages é parceiro de todas as instituições que possuem os mesmos objetivos estatutários que direcionam o trabalho desta entidade sem fins lucrativos, com participação de voluntários da sociedade sem vinculação político-partidária e mantido por entidades, pessoas jurídicas e físicas da sociedade civil organizada.

É sempre um prazer para toda a equipe do Observatório Social de Lages participar de ações como esta organizada e mantida pela Polícia Militar Ambiental