O Empretec é um seminário focado no desenvolvimento do comportamento empreendedor. Em agosto, entre os dias 24 e 29 contempla uma nova turma. O encontro busca potencializar resultados; fortalecer o networking e identificar novas oportunidades de negócios. Uma vez participando do curso, por meio de um método interativo e prático, conduzido por facilitadores do Sebrae, o empreendedor encara seus medos, acorda para oportunidades, enfrenta as limitações e fortalece suas habilidades.

Além disso, durante o workshop, o participante é instigado em se autoconhecer, mapear os seus pontos fortes e fracos nas atividades empreendedoras, transformar o seu modo de pensar e agir na aquisição de características e comportamentos que ainda não possui, além de otimizar os que já têm. A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e, atualmente, é aplicada em 32 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae.

Conforme explica a analista de negócios Vanessa Valim, são 60 horas de capacitação em seis dias de imersão, em período integral, das 08 às 12 e das 14 às 18h, e que irão transformar o futuro do seu negócio. A primeira etapa do workshop Empretec é a entrevista, com o objetivo de identificar o perfil empreendedor do participante, e avaliar se ele está num momento de vida físico e emocional que lhe permita absorver a experiência e o aprendizado que o Empretec proporciona.

Cláudia Cristina de Bem trabalha numa empresa de tecnologia da Região Serrana há mais de nove anos. A experiência dela com o Empretec foi excelente. Segundo relata, o seminário sempre lhe despertou curiosidade. Imaginava que era somente para quem tem empresa ou para quem quer abrir o próprio negócio. Além da curiosidade costumava passar ideias para empresas de amigos e da família. Foi então que tomou a iniciativa de buscar conhecimentos que pudessem ampliar os horizontes, e ser também uma empreendedora, não só em um negócio próprio, mas na empresa em que atua.

Ao fazer o Empretec, Cláudia sentiu que estava no caminho certo e pôde aprender coisas que poderiam ser aplicadas na empresa em que trabalha e passar a ter novas ideias de negócios. Salienta que se trata de um curso revolucionário. Principalmente, quando você foca em novas ideias de negócio. Para ela tudo fez muito sentido e confessa que a experiência lhe “virou do avesso”, pela quantidade de informações recebidas para criar a sua empresa, ou construir um objetivo. “Facilitou na obtenção do planejamento ou estruturar um negócio. Portanto, indico. E se pudesse fazer outra vez eu faria porque a grande quantidade de conhecimento que se adquire é inspiradora, riquíssima", ressaltou.

Claudia Cristina de Bem atualmente atua como gerente administrativa na empresa Ndtec Componentes Eletrônicos, com cerca de 10 áreas sob a sua responsabilidade. É uma pessoa que sempre busca coisas novas e desafios.

Para mais informações sobre o Empretec ligue 48 99107 3117 ou 3289 1300, ou no escritório do Sebrae em Lages.